quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Palavra do Ministro Nacional- Antônio Benedito de Jesus da Silva Bitencourt


SEI-SERVIÇO DE ENFERMOS E IDOSOS ORDEM FRANCISCANA SECULAR CONSELHO REGIONAL SUDESTE I      
MINAS GERAIS 
 COLABORADORA- ANTONIETA MARIA DE SANTANA RESENDE





“Doce é sentir em meu coração. Humildemente vai nascendo o amor.
“Doce é saber, não estou sozinho. Sou uma parte de uma imensa vida”.
Caríssimos Irmãos e Irmãs, Paz e Bem neste ano de 2012!
Recomeçar, esta é a palavra que me vem à mente neste início de ano. E como poderia ser diferente?! Nós, Franciscanos e Franciscanos, somos a família mais inquieta que a igreja tem. Afinal, o próprio Pai São Francisco nos ensinou que devemos recomeçar sempre, já que reconhecemos que pouco ou nada fizemos.
Após inúmeras atividades vividas no ano de 2011: Capítulo Nacional do Brasil; Encontro Nacional de Formação; Capítulo Geral (no Brasil); Encontro Festivo da Jufra, em comemoração aos 40 anos de sua fundação no Brasil e o início das comemorações dos 40 anos de reunificação da OFS do Brasil. Tantas realidades vividas nas Fraternidades locais e Regionais. Mas é preciso recomeçar sempre, não perdendo nosso ponto de partida e chegada: JESUS CRISTO.



Este ano nos traz um desafio novo. Ele nos convida a festejarmos nossa reunificação. Não somente como recordação histórica, mas como vida que, no presente, deve ser motivação para a igreja e o mundo. Mas como ser essa motivação?!
-Em Primeiro lugar, REACENDENDO A CHAMA DE NOSSA VOCAÇÃO
Só seremos luz, se nossa luz brilhar diante dos homens. Sendo assim, há uma necessidade de, diariamente, renovar em nós o desejo de viver o evangelho na prática; dentro e fora da Fraternidade; da família, do ambiente de trabalho, do convívio social e da participação corajosas no âmbito da política e vivência social, como fez nosso Pai Seráfico.
-REVITALIZANDO NOSSAS FRATERNIDADES
- “Veja como eles se amam” (cf.At 2), pois o Senhor nos deu Irmãos e Irmãs para vivenciarmos juntos este jeito de viver. Não adianta dizer que sou Franciscano porque trago São Francisco no meu coração. É na vivência,na minha Fraternidade local,que aprendo como viver,amar,ter iniciativas para com o outro,tanto para aquele(a)que é irmão(ã) de Ordem,quanto para com aqueles(as)que sou chamado a ver como irmãos e irmãs em Cristo Jesus.A Fraternidade,lugar do perdão e da festa,é escola,sustentáculo,meio para eu viver meu”Cristianismo-Fraternal”. Só tendo boas Fraternidades é que teremos bons Franciscanos seculares.
VIVENCIANDO NOSSO SER DE DISCÍPULOS E MISSIONÁRIOS
Fomos chamados a edificar um mundo melhor. Isso se dá por nossa opção de vida: seguir a JESUS CRISTO DO JEITO DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS QUE FEZ DO CRISTO O CENTRO DE SUA VIDA COM DEUS E COM SEUS IRMÃOS. P ara viver a missão não é preciso se ocupar de tantos cargos, pastorais; pertencer a tantos movimentos. Uma coisa nos é necessária: saber se fazemos tudo por amor a Cristo e sua missão, ou para nossa vanglória. O Franciscano secular deve ter em mente que, tudo fazemos em Cristo e por Cristo. Como bem nos ensinou São Francisco: “Assim, se pode conhecer se o servo de Deus tem o espírito do Senhor: se seu eu não se exaltar, quando Deus realizar por meio dele alguma bem – porque o eu é sempre contrário a todo bem – mas antes se considerar o mais desprezível e se avaliar como menor do que todos os outros homens” (Ad XII). Façamos,pois,poucas coisas,mas as façamos bem.
-AMAR A CRISTO MAIS DO QUE A NÓS MESMOS
Precisamos ter uma atitude clara que sou Franciscana porque amamos profundamente a Jesus. Ele deve ser nosso modelo, inspiração, caminho, verdade e vida. Se não temos esta clareza e motivação, certamente, não estamos no caminho certo. Ser Franciscano é, profundamente, fazer a experiência de amar a Cristo. Tudo mais nos é dado por acréscimo. Mas não nos iludamos, é preciso CONVERSÃO diária para chegar a dizer como São Paulo: ”não sou quem vive, é Cristo que vive em mim”.
Irmãos e irmãs procurem, em espírito tipicamente Franciscano, entronizar em cada um de nós a renovação, a força, a prática de uma vida verdadeiramente cristão-Franciscana. Esta é a primeira das atitudes que devemos ter nas comemorações dos 40 anos de reunificação de nossa Ordem no Brasil. Posteriormente, é preciso que cada Fraternidade busque se organizar para que tenhamos momentos festivos para marcarmos este ano comemorativo.
Um bom ano novo cheio de plenas motivações vocacionais, pessoais, familiares, profissionais.
Um abraço fraterno a todos nossos Irmãos e Irmãs de todo nosso País.
PAZ E BEM OFS DO BRASIL
Ano 53-n:313-Janeiro/Fevereiro-2012

((•)) Ouça esta postagem
Comentários
0 Comentários

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

PAZ E BEM A TODOS!!!