Relatório
Capítulo Regional de Avaliação 15 a 17 de Março de 2013.
Belo Horizonte Casa da Santíssima Trindade.
Coordenadora do SEI
Antonieta Maria Santana Resende
Introdução
Clara, santa cheia de claridade, irmã de São Francisco de Assis, intercede pelos teus devotos que querem ser puros e transparentes. Teu nome e teu ser exalam o perfume das coisas inteiras e o frescor do que é novo ou renovado. Clareia os caminhos tortuosos daqueles que se embrenham na noite do próprio egoísmo e nas trevas do isolamento. Clara, irmã de São Francisco coloca em nossos corações a paixão pela simplicidade, a sede pela pobreza, a ânsia pela contemplação. Suplico-te, Irmã Lua, que junto ao Sol de Assis no mesmo céu refulge, alcança-nos a graça que confiantes vos pedimos. Santa Clara ilumina os passos daqueles que buscam a claridade! Amém!
Santa Clara
“Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível,e de repente você estará fazendo o impossível.”
São Francisco Assis
CONTINUE LENDO TODO DOCUMENTO
Desenvolvimento
Identidade e Missão
Creio que cada capítulo que celebramos deve ser visto com a mesma e devida importância que tinha o Capítulo para Francisco e sua Fraternidade Primeira, como tem hoje para os diversos ramos de nossa família Franciscana, mas várias formas como é celebrado. Para Francisco,cada Capítulo que era celebrado pela Ordem,se revestia,antes de tudo,de um caráter de encontro e acolhida ,onde os irmãos podiam alegrar-se em se encontrar e partilhar da sua missão,sendo este o motivo principal de se reunirem em Capítulo,para que a partir daí pudessem redescobrir o sentindo primeiro de sua vida e missão.Sentido este que esta primordialmente fundamentado no Evangelho e no mandato evangélico do próprio Cristo, de ir pelo mundo pregando a palavra da salvação a toda criatura. (MC 16:15)
Assim é que queremos antes tudo, repensar a nossa Missão e Identidade como setas indicadoras que nos apontem a uma caminhada cada vez mais fiel ao nosso carisma e as nossas origens. Pois a OFS, se constitui de Fraternidades formadas por leigos e leigas que professam viver na Igreja o Evangelho segundo a forma observada e proposta por Francisco de Assis.
Nossa Missão é Servir!!
Não podemos nos entender como Franciscanos se nossa missão não tiver como caminho o serviço e se esse serviço não for assumido com a minoridade, humildade que nos são próprias, e que Francisco e Clara nos deixaram como herança e legado, a partir de suas práticas evangélicas. A base para toda atitude de serviço e para a missão é o amor. Esta é a atitude básica também para a vida em Fraternidade. Assim visibilizaremos os valores desse Reino através dos gestos concretos, que assumimos, como verdadeiros (as) discípulos (as) e missionários (as) de Cristo e de Francisco.
Coordenação Regional do SEI
Realidade no SEI Regional e Local
Na verdade eu não tenho informações dos trabalhos do SEI que são realizados no Regional ou mesmo nas Fraternidades locais, somente observo um trabalho tímido em que às vezes apenas fazem referência ao envelhecimento das Fraternidades. Pois é aqui que esta o segredo “Encontrar a riqueza de Deus nas pessoas”. Buscar ações necessárias a esta realidade. Acredito muito nas pequenas ações contínuas,porque,elas tornam-se hábitos,consolida-se,são beija-flores fazendo sua parte,independente do tamanho da ação,seja ela de que forma for,através de gestos atitudes ou conscientização.E assim vão devagar disseminando a mística Franciscana.Estes pequenos gestos valorizam e traz alegria aos irmãos(as),idosos e enfermos.
Igualar-se aos pequeninos
O Franciscano Secular será alegre e disposto a identificar-se com todo ser humano, especialmente com os mais pequeninos. São Francisco nos ensina: ‘E devem estar satisfeitos quando estão no meio de gente comum e desprezada, de pobres e fracos, enfermos e leprosos e mendigos de rua. (Regra não Burlada 9,3). Muitas pessoas que são tratadas quando não percebem um comprimento, um sorriso, ou quando nem lhe notam a presença. O preconceito sobre todas as formas ofende profundamente o ser humano e o faz sentir-se discriminado,humilhado por sua condição inferior.Fazendo a experiência de “ser fraco com os fracos” é que sente a necessidade de libertar o fraco.Buscar providência para que eles tenham condições de vida de criaturas remidas por Cristo”.Regra e vida Artigo 13.
Realidade do SEI em nossa Fraternidade local
Em nossos Capítulos cuidadosamente é nomeado um coordenador do SEI demonstrando aí o zelo e carinho pelos irmãos (as) que estão incapacitados de estar presente nas atividades da Fraternidade. Mas não quer dizer estes irmãos (as) não podem acompanhar os nossos trabalhos. Sendo assim,a equipe de visitadores vão em visita fraterna,valorizando o irmão(a) que contribuiu com o crescimento da Fraternidade.Levamos conosco os irmão que estão no período de formação,prática apostólica de formação e estágio.Buscamos o crescimento fraterno,a formação permanente e o senso de pertença.Esses momentos são planejados de acordo como na quaresma,Festas Franciscanas,Natal e Aniversários.São momentos de orações,homenagens aos irmãos(as),até mesmo bênçãos pelo assistente.Estes momentos estão registrados em nosso BLOG.
Ofsseideminasgerais.blogspot.com
Nele também encontramos postagens de outras Fraternidades de inúmeros lugares ou Países.
Venha Saborear as riquezas de Deus por todos os cantos do mundo.
Abraço Fraterno, Amados Irmãos (as)
PAZ e BEM !!! |